Como Limpar Seus Pincéis

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013


Até o começo do ano eu tinha apenas um pincel, que eu usava para passar blush. A minha mãe tinha comprado pra eu usar com o Peaches da M.A.C - falei sobre ele no post Guia dos Blushes da M.A.C. Isso foi há pouco mais de três anos e o pincel nunca foi lavado. NUNCA. Isso simplesmente nunca tinha passado pela minha cabeça (mesmo com meu TOC de limpeza)! Mas quando li que as bactérias adoram pincéis sujos e que você pode infectar/estragar suas maquiagens que entrarem em contanto com eles, meu nojinho e meu pão-durismo entraram em colapso nervoso. 

Os pincéis não só precisam ser lavados, como isto tem que ser feito com frequência. Com que frequência? Depende. Se você os deixa em cima da penteadeira tomando pó, terá que limpar mais frequentemente do que eu, que os guardo dentro da gaveta. Se você se maquia todos os dias para trabalhar também terá que limpar mais do que quem usa apenas em ocasiões especiais. O mesmo vale para quem tem pele muito oleosa, que acaba sujando mais os pincéis de face do que quem tem pele seca. Muitas blogueiras/youtubers dizem lavar seus pincéis profundamente uma ou duas vezes por mês (e eu sem lavar o meu por três anos...ecaaa)! Por profundamente quero dizer lavar com produto na pia para tirar toda a sujeira. Você pode usar shampoo de bebê, detergente de louça ou sabonete anti-bacteriano para ter certeza que as safadinhas vão sair dos seus pincéis! Eu usei o sabonete líquido Protex Balance, que clama eliminar 99,9% delas.

A limpeza dos pincéis envolve quatro passos básicos: molhar (1) - ensaboar (2) - enxaguar (3) - secar (4). Importantíssimo ressaltar que os pincéis devem estar sempre com as cerdas para baixo, como nas fotos. Se você fizer o contrário, a água irá escorrer para a junção entre o metal e a madeira (esta poderá estragar e quebrar) e a cola usada poderá ser dissolvida pela água, desmontando seu pincel.


(1) Molhe as cerdas do pincel;
(2) Coloque um pouco do produto na palma da mão e esfregue o pincel delicadamente, fazendo movimentos circulares (você também pode usar esta luva da Sigma, que tem diferentes texturas e superfícies, para ajudar a retirar a sujeira);
(3) Enxague bem o pincel até sair todo o sabão (se ainda não estiver limpo, repita o passo 2);
(4) Após fechar a torneira, 'esprema' as cerdas para tirar o excesso d'água e estenda o pincel horizontalmente em local fresco (não deixe sob o sol nem use secador pois pode estragá-lo). O ideal é deixar as cerdas 'para fora' como na imagem abaixo para não deformar os pincéis deixando os achatados.


Os meus pincéis secaram após 30h (o de base é o que demora mais por ser mais denso), ou seja, demora. Se você precisar limpar rapidamente o pincel para reutilizá-lo pode usar higienizadores como o da Contém 1g (está na minha Wishlist de Natal), que retiram o acúmulo de maquiagem nos pincéis, mas não substituem a limpeza profunda.


Que tal começar o ano novo com pincéis limpinhos? Dá um pouquinho de preguiça, né? Mas só de pensar nas bactérias hehe...

Seja o primeiro a comentar