Regra n°1: nunca durma de maquiagem

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014


Confesso que não lembro como chegamos a este tópico, mas o fato é que eu comentei com o meu tio uma das maiores regras do mundo da beleza: NUNCA DURMA DE MAQUIAGEM. Ele disse: Nunca? E eu: Nunca, jamais, never, ever! Daí vira minha prima (aquela que trouxe as minhas últimas comprinhas dos EUA) e diz: Com maquiagem mineral pode. Todo mundo olha para a blogueira-que-deveria-saber-tudo (euzinha aqui) e fala "ihhhh". Eu fiz cara de nunca-ouvi-falar-sobre-isso e resolvi procurar mais a respeito.

Infelizmente, as informações encontradas não são tão precisas. As marcas de maquiagem mineral clamam que não há problema nenhum em não limpar o rosto antes de dormir por esta ser uma maquiagem mais gentil. Entretanto, a Sterling Minerals (marca de cosméticos), por exemplo, diz que "não importa o quão fantástica a maquiagem mineral possa ser, você ainda deve lavar o rosto duas vezes por dia para remover sujeira, poluição e óleos que seu rosto acumula e a maquiagem absorve". Sendo assim, acho que o problema não vai ser tão grande se, uma vez ou outra, você tiver preguiça de remover a maquiagem mineral antes de deitar, mas isto não é o ideal. Vamos aos detalhes...

Por que não posso dormir de maquiagem?
Enquanto você usa sua maquiagem durante o dia, sujeira, pó, poluição e suor vão acumulando sobre sua pele (eca!). Além disso, é durante à noite que a pele absorve melhor os nutrientes. Isso só vai acontecer se puder respirar sem uma camada de maquiagem por cima tampando seus poros. Não se esqueça que você pode manchar sua fronha e seu lençol se dormir maquiada!

O que pode acontecer se eu dormir constantemente com maquiagem?
Com o tempo, sua pele poderá perderá o viço/brilho, ficará mais oleosa e com acnes e você pode desenvolver alergias (inclusive nos seus olhinhos preciosos). O pior: o envelhecimento será mais rápido (o acúmulo de poluentes diminui o colágeno e a elastina, responsáveis pela jovialidade)!! Ninguém quer isso, não é mesmo?

Achou tudo isso uma bobagem e vai continuar dormindo maquiada (estou falando com você, Natalia!)? Então veja esta repórter canadense que fez isso por um mês!


A textura da pele dela piorou de 10% a 20%, as rugas ficaram mais visíveis pela falta de hidratação, os poros aumentaram em 5%. Resultado final: a pele dela envelheceu 10 anos em apenas 1 mês sem remover a maquiagem antes de dormir! Te convenci agora (leia a reportagem aqui se você quiser saber maiores detalhes)? 


Como fazer para limpar a pele e cuidar dela com carinho? Bom, isso fica para o próximo post =)

Seja o primeiro a comentar