Validade dos Cosméticos

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014


Em meio a minha febre de maquiagem (que ainda não passou, mas enfim...) e leituras diárias de blogs especializados no assunto li um post que me deixou triste e preocupada. Fez, inclusive, eu me questionar se deveria seguir este hobbie ou não. O título de hoje já acabou com todo o suspense e você já sabe que o tal post era sobre validade de produtos de beleza.

Eu já tinha pensado em fazer este post, mas acabei publicando agora por dois motivos. Lembram da Make de Reveillon? Então, não comentei nada mas a sombra Prata Cintilante da Contém 1g estava vencida. Eu não vou falar quão vencida porque vocês vão me matar. Ok, 5 anos! Não me matem, por favor!! Fiquei com pena de jogar no lixo porque nunca tinha usado e também porque ela não estava com nenhum sinal de podridão. Entretanto, alguns dias depois de ter usado, a minha pálpebra direita ficou estranha, como se estivesse descascando (soa nojento mas eu juro que não era!). Eu pensei que era só mais uma parte do corpo que precisava de hidratação (só a minha pele que continua seca neste verão?). Passei hidratante por alguns dias e deu uma melhorada. O negócio encrencou quando aconteceu a mesma coisa na pálpebra esquerda. Daí eu percebi que poderia ter sido a sombra. Resumindo, não foi nojento, eu não sei se foi mesmo a sombra, joguei no lixo just in case. A história ficou tão comprida que eu quase esqueci do segundo motivo (oops!): uma das primeiras páginas do livro da Bobbi Brown é sobre o assunto em questão. Foi o empurrão que este post precisava. Então vamos lá!

Da mesma maneira que eu nunca tinha me preocupado em lavar os pincéis (comentei no post Como Limpar Seus Pincéis), também nunca pensei na validade das poucas maquiagens que eu tinha. Maquiagem é uma coisa cara e deveria durar para todo o sempre e além. Mas o fato é que vence, e vence rápido. Por quê? Os corantes, conservantes e outros antes perdem seu poder de ação.

Como identificar se está vencido
Verifique a data de validade na embalagem. Alguns produtos podem vencer antes, então fique sempre atento aos seguintes fatores:
Cheiro desagradável - azedo ou ácido
Gosto estranho - no caso de batom! Não é para comer as makes não hehe
Textura diferente - mais grosso, mais mole, mais aguado, mais seco, textura granulada ou aparência bifásica
Alteração da cor - deve ser uma diferença significativa, já que os produtos são sensíveis à luz e podem variar levemente de cor normalmente
Manchas bizarras - assim como nas comidas, pontos escuros podem ser bactérias ou fungos
*O protetor solar perde totalmente sua função após o vencimento!

O que fazer para não estragar antes do tempo
Não use pincel sujo na maquiagem
Não divida produtos como rímel/lápis/batom com azamigas
Não deixe maquiagem em lugares úmidos como banheiro ou sob sol intenso pois são os lugares preferidos das bactérias
Não dilua produtos em água para render mais pois o sistema de preservação é diluído, permitindo o crescimento de bactérias

O que pode acontecer se você usar um produto vencido
Alergias, manchas, irritações, dermatites, infecções, conjuntivite

Data de validade
Batom/gloss - 12 a 18 meses após aberto
Produtos em pó (sombra, pó, blush, bronzer) - 24 meses
Produtos líquidos (base, bb cream, primer, corretivo) - 24 meses
Delineadores - 12 meses (os em caneta podem secar antes da data de validade)
Lápis de olho/sobrancelhas/lábios - 12 a 18 meses
Máscara de cílios - 6 meses (alguns dizem 3 meses e outros 1 ano, eu gosto mais da última opção!)
Creme de olhos - 6 meses
Hidratantes, sabonetes e demaquilantes - 24 meses
Filtro Solar - 24 meses
*Produtos comprados nos EUA não vêm com data de validade na embalagem. Coloque uma etiqueta no produto com a data em que abriu para ter uma ideia do seu vencimento.


Momento honestidade: eu sou pão-dura e não vou jogar maquiagem nenhuma no lixo porque passou um mês da data de validade. Do mesmo jeito que pode vencer antes, pode vencer depois.
Então é só ficar de olho naqueles fatores que coloquei lá em cima e ter em mente que também não é pra abusar usando sombra vencida há cinco anos como eu ;)

Resumo da história: não guarde seus produtos para usar apenas em ocasiões especialíssimas porque eles vão acabar indo para o lixo antes de você poder aproveitá-los!

Seja o primeiro a comentar