7 Passos para a Pele Perfeita

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014


Passo 1 - Cuidar da pele
Não adianta! Se a sua pele estiver mal cuidada, a maquiagem não vai ficar tão bonita e você não vai se sentir mais confiante. Sendo assim, é muitíssimo importante cuidar bem dela diariamente. Você pode ler o post que fiz sobre o assunto aqui, mas resumindo, limpe, tonifique, hidrate e proteja sua pele contra o sol!

Passo 2 - Passar Primer
Este passo é opcional, mas dependendo do seu tipo de pele e dos seus objetivos (em termos de maquiagem, é claro) ele pode te ajudar muito! Leia o ABC do Primer para entender o que é, mas já adianto que seu objetivo principal é fazer a make durar mais. Entretanto, atualmente há primers com diversas outras funções, como matificar, esconder poros, iluminar, entre outros. Escolha o de sua preferência e aplique nas áreas necessárias.

Passo 3 - Aplicar Base
Muitas pessoas não gostam de usar base no dia-a-dia, mas ela é essencial se você quer uma pele perfeita! Como diz o nome, este produto é a base de toda make. O objetivo não é esconder todas as espinhas, manchinhas, etc. Se você tentar fazer isto com a base, o resultado será aquela aparência de que você passou massa corrida na cara e que, se sorrir, vai quebrar em pedacinhos. Comece aplicando uma camada leve e adicione mais produto apenas onde precisar de maior cobertura.

Não se esqueça de testar a base para ver se a cor combina com o seu tom de pele. Caso você passe protetor solar mais alto no rosto (ou faça bronzeamento artificial no resto do corpo), a base deve combinar com a cor do pescoço e colo para que sua cara não fique parecendo a do fanstasminha camarada. Não use bases com FPS durante a noite pois elas contém dióxido de titânio, que refletem luz e também te deixarão branca em fotos com flash!

Passo 4 - Aplicar Corretivo
Corretivo é uma das melhores invenções do planeta! Não tem como deixá-lo de fora deste passo a passo. Use um corretivo pêssego abaixo dos olhos caso as olheiras sejam muito escuras (você pode fazer isto antes da base) e passe um corretivo do seu tom de pele por cima. Com este mesmo corretivo, esconda espinhas e marquinhas que não foram cobertas com a base.

Passo 5 - Passar Pó
Caso tenha a pele oleosa, passe um pó fino em todo o rosto para matificar e fazer a maquiagem durar mais. Se sua pele for normal ou seca, use o pó na zona T (testa, nariz e queixo) ou apenas aonde passou corretivo (para assentá-lo e fazer com que ele não se mova). Você deve usar um pó da mesma cor da sua pele no rosto, mas abaixo dos olhos ele deve ser amarelo pálido ou branco. Além disso, o ideal é pressionar o pincel/esponja no rosto - e não 'varrer' - para que os produtos por baixo não se movam!

Eu já vi blogueiras usando base em pó (como a Studio Fix da M.A.C) como pó finalizador por cima da base. Não recomendo fazer isto porque não é um pó tão fino e vai deixar com aquela cara de super maquiada. Só faça isso se tiver usado uma base beeem leve ou um BB cream e precisar de mais cobertura. 

Passo 6 - Trazer cor ao rosto
Quando passamos base, igualamos o tom da pele e deixamos o rosto 'achatado', sem dimensões. Para arrumar isso e trazer vida de volta, o blush é essencial! Sorria e, com um pincel fofo, aplique blush nas maçãs do rosto e esfume-o, levando até a linha do cabelo, perto da orelha. Se quiser ir além e dar uma de Kim Kardashian, passe bronzer (ou um pó mais escuro que sua pele) na concavidade abaixo do blush e iluminador acima dele.   

Passo 7 - Fixar a maquiagem
Espirre um fixador de maquiagem para que ela dure mais caso você tenha um evento especial ou precise ficar muito tempo com ela.


Vocês costumam fazer estes passos? Mais dicas são sempre bem-vindas :)

Seja o primeiro a comentar