Os Grandes Grupos de Cosméticos - suas Marcas e Dupes

quarta-feira, 25 de junho de 2014


Sabe quando você vai em uma loja, depois vai em outra e pensa "caraca, esse produto parece MUITO com aquele da outra loja! Parece até que foram as mesmas pessoas que fizeram!!". O exemplo mais clássico é quando você está lá na gringa doida por um moletom de uma tal Abercrombie & Fitch que todo mundo da sua escola tem e fica super feliz ao sair da loja com ele dentro de uma sacola com fotos de caras gatos. Daí você anda alguns metros no shopping e encontra a Hollister e vê o mesmo moletom, só que o símbolo é diferente e o preço é um pouco mais baixo (o cara gato da sacola é o mesmo). Dá uma raivinha, né?

Bom, algumas gurus sugerem que isto acontece porque os produtos, assim como no caso A&F e Hollister, as marcas fazem parte de um mesmo grupo! Não estou dizendo que são exatamente os mesmo produtos com embalagens diferentes, mas que são parecidos são. Enfim, confiram abaixo os maiores grupos de cosméticos e alguns dos tais dupes.

*Atire a primeira pedra a mulher que nunca desejou trabalhar em alguma das empresas abaixo para ter desconto nos produtos haha!


L'ORÉAL


O que falar da francesa L'Oréal? Ela é dona de diversas marcas legais! Entre as mais luxuosas estão Lancôme, Giorgio Armani Beauty, YSL, Urban Decay, Shu Uemura, e as de cuidados com a pele Biotherm, Kiehl's, Vichy e La Roche-Posay. Também é dona das 'marcas de farmácia' L'Oréal Paris, Garnier, Maybelline New York e Essie (de esmaltes, chegou no Brasil neste ano)! Ainda tem a The Body Shop (que adquiriu 51% da brasileira Empório Body Store, comentei aqui) e as marcas de salão L'oreal Professionnel, Kérastase e Redken. Ah, tem a brasileira Colorama também! Ufa!

Alguns dos dupes (similares) mais comentados pelas gurus são entre Giorgio Armani e L'Oréal. Quem experimentou jura que as bases Maestro e Luminous Silk do GA são super parecidas, respectivamente, com as Nude Magic e True Match Lumi da L'Oréal. Também dizem que as sombras Infallible são idênticas às bem mais caras Eyes to Kill. Será que os produtos são feitos na mesma fábrica? Outros dupes são: YSL Iluminador Touche Éclat Radiant Touch e Maybelline Dream Lumi Touch Highlighting Concealer, Urban Decay Eyeshadow Primer Potion e L'Oréal Magic De-Crease Eyelid PrimerL'Oreal Lineur Intense Felt Tip Liner ($6,50) e Delineador Lacôme Artliner (R$199,00), L'Oreal Colour Riche Caresse Wet Shine Stain ($10) e YSL Glossy Stain (R$182,00).



ESTEE LAUDER COMPANIES 


Esta aqui eu descobri vendo os vídeos da Lauren Curtis, que trabalhou na Bobbi Brown e comentou que tinha desconto nos produtos da MAC pois ambas faziam parte da Estee Lauder! Pesquisando para este post descobri que ela também é dona da Clinique, Smashbox, Tom Ford, Bumble & bumble (produtos para cabelo, vem para o Brasil neste ano), Aveda (cuidados com a pele), Origins (tenho alguns produtos desta marca, é só colocar o nome em 'pesquisar' para ver) e, obviamente, Estee Lauder e Aerin, que é neta da Estee e diretora criativa da holding.

Infelizmente não sei de nenhum dupe entre as marcas da Estee Lauder. Se alguém souber, deixe nos comentários, por favor ;)


PROCTER & GAMBLE


A P&G não deve ser nenhuma surprese nesta lista, né? Quem nunca viu as promoções do avião do Faustão? Eles têm marca para tudo quanto é gosto! No quesito beleza, elas são: Olay (cuidados com a pele...não é muito conhecida por aqui), Covergirl (você deve conhecer se já assistiu alguma das inúmeras temporadas de America's Next Top Model), Max Factor (marca de makes acessíveis), Pantene e Head & Shoulders (ambas de produtos para os cabelos).


JOHNSON & JOHNSON 


A Johnson & Johnson é outra super conhecida pelos brasileiros. Infelizmente ela não tem marcas específicas de maquiagem, mas a Neutrogena tem produtos bem legais (inclusive este, que eu adoro)! Outras marcas importantes da J&J são Acuvue (lentes de contato), Band-Aid (dispensa explicação), Sundown (dispensa explicação 2), Listerine (dispensa explicação 3), Clean & Clear (cuidados com a pele), RoC (mais cuidados com a pele) e Aveeno (produtos com ingredientes naturais para a pele e para os cabelos).


LIMITED BRANDS


Já foi para os States? Então deve ter percebido que a sessão de beleza da famosa Victoria's Secret (sim, o 's' é depois de Victoria e não de Secret!) é super parecida com a Bath and Body Works! Talvez seja porque elas fazem parte do mesmo grupo, o Limited Brands. Cremes, loções, perfumes, sprays para o corpo, etc. É tudo igual! E as embalagens são super parecidas, olha só:



LVMH


A mais chique de todas é, provavelmente, a LVMH, também conhecida como Louis Vuitton . Moët Hennessy. Eu disse que era fancy! Não daria pra ser diferente com Guerlain, Givenchy e Dior, né? Mas ela também tem marcas 'populares' como a de perfumes Kenzo, a de cuidados com a pele Fresh e as de makes Benefit e Make Up Forever.

Também não sei dupes entre as marcas da LVMH, mas com certeza tem similares mais baratos por aí!


WERTHEMEIR

Apesar de não ser um grande grupo de cosméticos, decidi colocar a família Werthemeir neste post pois ela é dona das marcas francesas Chanel e Bourjois. Nada mal, não é mesmo? E muitos dizem que a base Happy Light da Bourjois é extremamente parecida com a famosa Vitalumiére Aqua da Chanel! Ambas têm cobertura leve a média, não são pesadas na pele e têm um acabamento natural-luminoso. Claro que as duas estão na minha wishlist hehe.



GRUPO BOTICÁRIO


Por que não colocar um brazuca aqui no meio? O Grupo Boticário está bombando com as marcas O Boticário (impossível não conhecer), Eudora (marca de cosméticos), The Beauty Box (cuidados com o corpo + produtos importados) e quem disse, berenice? (marca de makes super divertidas)! Quem sabe ele não cresce ainda mais nos próximos anos? =)


Já conheciam este grupos?? E os dupes?

Seja o primeiro a comentar