Pó Facial Translúcido - O que é e para que serve

segunda-feira, 28 de julho de 2014


O post de hoje é sugestão de uma leitora! Ela queria entender qual o uso daquele pó transparente que vende na MAC. Confesso que não sou muito fã de pó e tenho um só, o Rimmel Stay Matte Pressed Powder na cor Transparent (foi um dos meus favoritos de Janeiro). Apesar disso, já vi muitos posts sobre o assunto e acho que posso ajudar!

Se pensarmos bem, o nome 'pó facial' é uma tremenda falta de criatividade (tipo os títulos dos meus tutoriais hehe). A maioria dos blushes e bronzers que usamos também são em pó e há até bases com esta textura, e todos são produtos faciais. Além disso, no Brasil muitas pessoas chamam de pó compacto, sendo que há também a versão com o pó solto.

Deixando de lado a questão da nomenclatura, o que é este tal de pó facial? É um produto em pó (dã) para ser usado após passar produtos para a face, como base e corretivo - mas também pode ser usado sozinho na pele hidratada. Ele serve para dar o acabamento (por isso chama setting powder) na make. Por exemplo, se a sua base for meio grudentinha, quando você for passar o blush/bronzer, ele provavelmente vai grudar no primeiro lugar que você encostar o pincel e vai ser difícil de esfumar isto. Se você colocar o pó antes, ele vai deixar a pele mais sequinha e sedosa, permitindo uma melhor aplicação dos próximos produtos.

Além disso, o pó facial ajuda na duração da make, pois 'segura' um pouco a transpiração de modo que os produtos demorem mais para 'derreter' ou 'desaparecer' (quando você toca/coça o rosto e/ou coloca a mão no queixo para segurar o cabeção).  A diferença do pó com cor e do translúcido é que o primeiro adiciona cobertura (leve, média ou alta) à maquiagem (exatamente por ter cor), enquanto o segundo fica "invisível" na pele, sem alterar a cobertura.

Agora você deve estar se perguntando porque há tantos pós translúcidos no mercado (inclusive mais de um tipo por marca). Isso acontece porque há pós faciais com diferentes funções, como matificar, iluminar e deixar a pele com cara de boneca.


Dos pós compactos mais conhecidos, o Prep + Prime Transparent Finishing Powder/Pressed - MAC, o Pó Compacto Translucent Pressed Powder - Shiseido, o Pó Compacto HD Pressed Powder - Make Up Forever, o Pó Transparente Smooth Focus Pressed Setting Powder Shine Control - Laura Mercier, o Pó Transparente Pressed Setting Powder - Laura Mercier, o Pó Transparente De-Slick Mattiffying Powder - Urban Decay e o Pó Compacto Luxo - Marcelo Beauty dizem controlar a oleosidade da pele, diminuir a aparência dos poros e das linhas de expressão, além de prolongar a duração da maquiagem. Já o Pó Compacto Transparente Light Reflecting Setting Powder - Nars e o Pó Compacto - Duda Molinos tem como objetivo principal dar uma luminosidade natural (nada de brilho ou glitter) à pele. Os dois últimos da imagem acima aparecem com cor pois possuem várias opções com cor de pele e transparente.


Há também o pó solto (muitas vezes o mesmo pó tem duas versões: compacta/pressed e solto/loose). A escolha entre eles é uma questão de preferência. O solto costuma fazer um pouco de sujeira, então não é o ideal para levar na bolsa. Entretanto, ele é bem fininho e tende a ser mais leve, não dando tanto aquela aparência de cara cheia de pó.

Os pós de marcas brasileiras, como o Capricho Cores Pó Facial Antibrilho - O Boticário e o Skin Perfection Pó Finalizador de Maquiagem - Eudora, foram feitos para as peles das brasileiras, que é mais oleosa, ou seja, o objetivo deles é matificar. Já o Pó Solto Transparente Invisible Loose Settiing Powder - Laura Mercier, o Pó Solto Transparente Loose Setting Powder - Laura Mercier e o Pó Finalizador Prep + Prime Transparent Finishing Powder - MAC prometem deixar a pele mais lisinha, com menos poros e ruguinhas. O Pó Transparente HD Microfinish Powder - Make Up Forever e o Pó Transparente Photo Set Finishing Powder - Smashbox dão efeito fosco, enquanto o Pó Solto Translucent Loose Powder - Shiseido e o Pó Transparente Light Reflecting  Setting Powder - Nars dão brilho à cútis.

Muitas pessoas usam o pó facial para retocar a maquiagem durante o dia. Eu acho que tudo bem se a sua pele não for muito oleosa. 'Secar' a oleosidade com o pó é uma péssima ideia (a menos que você sempre limpe o seu pincel), pois você estará contaminando o seu potinho sempre que encostar o pincel/esponja novamente. Você pode usar papéis especializados em retirar o excesso de óleo, como este e este.

O pó facial translúcido tem como vantagem o fato de dar certo para todos os tons de pele. Se você quer comprar um produto pela internet ou não conseguiu descobrir qual a cor certa para a sua pele, é muito mais fácil comprar o pó transparente, pois não tem como errar! Apesar disso, quando aplicado em grande quantidade e sem ter sido bem esfumado, ele pode deixar sua cara como a do Gasparzinho, tipo a Angelina Jolie aqui, e este não é um look muito bacana. Para que isso não aconteça, coloque pouco produto, use um pincel grande e fofo (jogue fora aquela esponjinha que vem em alguns) e tire foto com flash para ver se está ok.


Vocês gostam de pó facial? Preferem translúcido ou com cor?

Seja o primeiro a comentar