Tudo sobre: Lip Crayons

segunda-feira, 22 de setembro de 2014


Esta matéria na verdade começou como um extra de outro post. Mas acabou ficando tão grande que percebi que merecia um só para ele. O tema? Lip crayons ou batons em formato de lápis. Quem nunca teve um crayon na infância não sabe o que perdeu. E quem não tem um lip crayon também não sabe o que está perdendo.

De acordo com a Enciclopédia (brinks!), o batom lápis foi lançado primeiramente pela Clinique, em 2011 (já viu que não é novidade, né). E, atualmente, 40% da venda de batons da marca é dos Chubby Sticks. De lá para cá, praticamente todas as marcas de cosméticos lançaram sua versão.

Porque tanto amor? Eles são fáceis de aplicar, são hidratantes, fofos e tudo de bom - segundo o diretor de tendências da Ulta Beauty (loja tipo a Sephora), Molly Sloat, eles são os BB creams da categoria lábios! O mais legal é que, apesar de terem sido lançados como balms com uma leve cor, agora eles existem em outras texturas e acabamentos. Tem a versão gloss e a versão batom, que pode ser cremoso, acetinado ou fosco. Além disso, alguns são de apontar (de madeira) e outros são retráteis (de plástico).

Os crayons abaixo são alguns dos disponíveis no Brasil. E mais a frente separei por categoria outros (menos das três marcas que vou citar no próximo post) que encontrei para quem for para a gringa e quiser comprar algum! Eu não experimentei nenhum deses, portanto, as classificações foram feitas de acordo com a minha pesquisa na internet. Além disso, por serem tipo BB cream, muitos se encaixam em mais de uma categoria, mas coloquei na que seria a "principal".



E não é que tem mais por aqui? Depois que fiz a colagem acima, encontrei mais os quatro abaixo, todos de marcas nacionais!



Balm

Balm significa bálsamo, uma árvore com propriedades medicinais e usada como anti-inflamatório, anti-bacteriano e anti-asmático. O termo é usado lá fora para designar o nosso famoso hidratante labial. Foi assim que surgiu o crayon e a maioria deles leva esta palavra no nome, mas deixei aqui apenas os que não se encaixam nas próximas categorias.



Gloss

Não preciso explicar, né? O legal do crayon gloss é que você obtém o mesmo efeito sem aquele grude todo! O brilho costuma sair com o tempo, mas muitos deles deixam a cor 'manchada' nos lábios.




Batom

Eu digo batom aqui por ser um balm com mais opacidade, ou seja, eles não são transparentes e você não vê a cor dos seus lábios. Eles podem ser mais cremosos ou mais como um gloss super pigmentado.


Mate

Por último vem o batom mate, fosco. Eles não têm brilho algum e costumam ser mais secos nos lábios (sendo necessário passar um balm por baixo para conseguir deslizar o produto), mas os crayons clamam ser mais hidratantes e cremosos, mantendo o efeito mate (ou semi-mate, acetinado).



*Depois que terminei as colagens vi que a Kiko (uma marca italiana super legal e acessível) tem três tipos de crayon: pH Lip Enhancer (£7), Creamy Lipgloss (£7) e Pencil Lip Gloss (£4). E a Topshop tem dois: Lip Bullet e Matte Lip Bullet, ambos £8.


Eu estou viciada e gostaria de ter, pelo menos, um de cada! E vocês, gostam deste tipo de batom?

Seja o primeiro a comentar