Mantendo Seus Pincéis Limpos Sem Usar Água

quarta-feira, 25 de março de 2015


A falta d’água sumiu um pouco da mídia, né? Foi só outras coisas tensas aconteceram (oi, Petrobrás!) que esquecemos que no mês anterior a previsão era de ficarmos 4 dias por semana sem água! Sim, as águas de Fevereiro e Março caíram, mas continuamos usando o volume morto da Cantareira e o racionamento ainda é necessário! O que fazer com os pincéis sujos então?

Fica mais fácil para quem tem mais de um pincel por função, mas se não for o seu caso, você pode usar um lado do pincel (se for de aplicar, não esfumar) para sombras claras e o outro para as escuras, por exemplo. Ou um lado para cintilantes e outro para mates. Assim não terá que limpar sempre que for usar uma sombra diferente.

Outra coisa que eu costumo fazer é limpar o pincel em lencinhos umedecidos. Eles ficam na minha penteadeira e eu sempre pego se estiver passando base/corretivo/blush com os dedos ou para corrigir algum erro. Não pego um lenço só para limpar o pincel, mas se eu já estiver usando, por que não? Uma esfregadinha e ele fica novinho em folha!

O método mais comum de limpar sem usar água é o famoso higienizador de pincéis. Fiz resenha do da Contém 1g aqui, mas o da MAC também é bem famosinho. Só espirrar em um guardanapo/papel higiênico/toalha, esfregar o pincel delicadamente e usá-lo novamente! De vez em quando até espirro em um lencinho umedecido para potencializar a limpeza.

Por último, seja cuidadosa com seus pincéis! Lave as mãos (para não sujar os cabos) e o rosto antes de usá-los e prefira papéis anti-oleosidade ao invés de ficar passando mais pó com o pincel para matificar (pois seu pincel ficará oleoso). Ah, e guarda-los em lugares fechados (dentro de armários e gavetas) evita/retarda o acúmulo de pó neles, não exigindo tantas limpezas.

IMPORTANTE: estas dicas são para você não precisar lavar com água com tanta frequência, mas você ainda precisa fazer isso de vez em quando – veja como aqui!


Alguma outra dica?

Seja o primeiro a comentar