Como Edito as Fotos do Blog

7.8.15


Se tem uma coisa que me atrai em blogs são imagens/fotos claras e cleans. Melhorar este aspecto do meu blog era um objetivo para este ano e comprar uma câmera semi-profissional era a maneira que eu iria atingir isto. Infelizmente, não pude arcar com este investimento, então só me restou editar minhas fotos para deixá-las do jeito que eu queria. O objetivo atual é achar o meu estilo, a minha marca e ser mais consistente com isso.

Antes de mais nada...todas as fotos do blog são tiradas em um iPad Mini 2. Ele é excelente para fotos de produtos, mas não é o ideal para fotografar tutoriais porque não consegue captar bem as cores e os acabamentos. Sempre tento tirar minhas fotos com luz natural, perto de alguma janela para ter bastante claridade (o que nem sempre consigo) e uma foto de melhor qualidade.

Há diversos editores por aí, mas eu só uso os de graça. Meu preferido é o PicMonkey, mas ocasionalmente uso também o Pixlr (o mais parecido com o Photoshop), o Canva (ótimo para fazer infográficos) e o Fotor.

Vou usar uma foto do post Resenha EcoTools Eye Enhancing Duo como exemplo para o passo a passo da edição usando o PicMonkey.


1. ESCOLHER A FOTO - clico em Edit e seleciono a foto a ser usada.

2. GIRAR e CORTAR - Caso necessário, giro a foto nas setinhas do Rotate (na guia lateral Basic Edits) e depois dou uma alinhada nela usando a régua do Straighten. Quando estou satisfeita com o resultado, clico em Apply. Para cortar, uso o Crop.

3. LUZ - vou na guia Exposure e clico em Auto Adjust. Às vezes ele acerta, às vezes não. De qualquer forma, aumento a claridade movendo o Brightness para a direita. Não uso muito o Highlights porque acho que fica vibrante demais. Dou uma aumentada no Contrast para não ficar tudo da mesma cor e, caso ainda ache necessário, aumento um pouco das Shadows.


4. COR - de vez em quando, dou uma 'esquentada' na foto aumentando a Temperature na guia Colors. O Auto Adjust geralmente deixa mais frio, então prefiro arrumar eu mesma.

5. FILTRO - nem sempre uso filtro, mas quando uso diminuo bastante a intensidade (no botão Fade) para não mudar completamente as cores dos produtos. É só clicar na guia lateral Effects e escolher seu preferido. Sempre testo vários, mas os que mais uso são: Cross Process (Red - usado no exemplo), Dusk, Tranquil, Cinerama.

6. RETOQUES - vulgo, photoshopar. A única coisa que eu uso da guia Touch Ups é o Blemish Fix. Como o nome sugere, uso para remover espinhas tenebrosas, remover alguma sujeira do meu background e dar uma aliviada nas linhas de expressão abaixo dos olhos (aumento o Brush Size para dar uma agilizada no processo). O Airbrush seria ainda mais rápido, mas é pago e deixa fake demais.

7. TEXTOS e IMAGENS - geralmente, nas capas, escrevo o título do post usando a guia lateral Text e algumas imagens do Overlays. Dá para achar algumas coisas temáticas legais no Themes, a última guia.

8. TAMANHO - Por último, volto ao Basic Edits e diminuo o tamanho da foto em Resize para o download da página do blog não ficar muito lento. A largura da minha página é 700, mas eu mudo o primeiro quadrinho (eixo x) para 1000 para aumentar um pouquinho quando clicarem nela.


É fácil e deixa a foto bem mais bonita! O que acharam?

Você talvez goste

12 comentários

  1. Uso o mesmo programa. É rápido, fácil e prático!!!

    Xero! :*

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada, Mayane!
      Testa sim, é super fácil. Mas se tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que eu tento ajudar!

      Excluir
  3. Adorei teu post garota...
    Passo pela mesma dificuldade. Mas adorei suas dicas, alguns desses que VC citou eu nem conhecia. Vai me ajudar bastante. Obrigada! :*

    ResponderExcluir
  4. Tutorial muito bem explicado!! Eu uso o Lightroom que é um programa da Adobe. Mas online, tem um site que eu gosto muito que é o Befunky. Ele é ótimo pra editar também. E tem app pra celular, o qual já não gosto muito pq acaba com a qualidade da foto. Mas no site a imagem fica ótima com efeito, sem alterar a qualidade <3
    Se não conhece, te indico muito ;)

    Beijooos!! :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nunca ouvi falar deste Befunky! Vou procurar agora, obrigada pela sugestão =D

      Excluir
  5. Amei! <3
    Várias funções que eu nem sabia usar hahaha.
    E como sempre, sua escrita arrasa!!
    Beijos e fique com Deus!! ❤
    Blog Mulher de Salto Fino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Stefany! Espero ter ajudado :)

      Excluir

Siga no Pinterest

Curta no Facebook