Project Pan - O que é, minha opinião e produtos que quero acabar

29.1.18


Já ouviram falar no Project Pan? Se você procurar esta hashtag no Instagram irá encontrar mais de 117 mil resultados! Não tem nada a ver com Peter Pan, é com produtos de beleza mesmo. A seguir eu explico o que é, a minha opinião e o que está no meu Project Pan de 2018.

O QUE É

Enquanto muitas gurus estão sempre comprando e recomendando produtos novos, outras cansaram do consumo exacerbado e da quantidade desnecessária de maquiagem e cosméticos não usados em casa. Por isso elas começaram a praticar o shop my stash ('comprar' produtos que já têm em casa, ou seja, redescobri-los), o decluttering ('desacumular', jogar fora os expirados e doar o que não ama ou não usa muito) e o Project Pan.

Pan é a parte de alumínio que segura o produto na embalagem (foto). Alcançar o pan é quando você usa tanto um produto que consegue ver este alumínio. Para as pessoas que amam e colecionam maquiagem, alcançar o pan e eventualmente terminar um produto é um grande feito e mostra o amor da pessoa por ele. O Project Pan consiste em escolher algo da sua coleção e focar em usá-lo até aparecer o pan ou terminá-lo por completo (inclusive o que não tem pan, como base e máscara, por exemplo). Muitas pessoas fazem desafios (terminar x produtos até tal data) e restrições (só comprar um se se desfizer de outro).

MINHA OPINIÃO

Como relatei na página Sobre, um dos meus primeiros produtos de maquiagem foi um blush que comprei em 2010. Após quase 8 anos, ainda tenho e uso este blush e ele é o único item que eu alcancei o pan. Isso porque ele foi meu único blush por uns três anos e eu o usava diariamente. Isso mostra o quão difícil é acabar um produto em pó. Então acho curioso como algumas pessoas que participam do Project Pan conseguem acabar tão rápido alguns itens! Fico pensando se elas usam mais do que o necessário (tipo a Xuxa com Monange) e se reaplicam ou refazem toda a make durante o dia.

Para mim não faz muito sentido ficar gastando um item só para se livrar dele, para completar o desafio ou para poder comprar outro. É como se esforçar para comer tudo que tem no prato sendo que o ideal seria só colocar menos comida. Outro ponto é que usar maquiagem deve ser algo divertido e prazeroso, não uma obrigação tipo "preciso usar isto porque está no meu Project pan". E, pelo menos eu, vario a maquiagem de acordo com o clima, com os compromissos do dia e com as minhas vontades. Então não quero me sentir presa a usar algo epecífico, quero usar o que me der na telha!

Tendo dito isso, o Project Pan tem seus pontos positivos! Um deles é dar mais amor aos produtos que você já têm ao invés de deixá-los esquecidos na gaveta sempre que chega uma novidade. As marcas de cosméticos não vão gostar, mas o seu bolso e o planeta vão! Além disso, é uma boa forma de ser mais criativa e tentar usar aquela sombra colorida que fica esquecida ou misturar uma base que você não usa por ser muito mate com uma que você não usa por ser luminosa demais.

O QUE QUERO ACABAR EM 2018


Apesar de reconhecer que o Projetc Pan tem seus pontos negativos e que o correto seria apenas consumir menos e consumir melhor, ainda tenho muita coisa da época em que descobri este mundo mágico e que quero acabar em 2018 (porque sou muito pão dura para jogar fora - mas já joguei esses aqui - e não acho legal doar algo que já expirou). Quero instituir a regra de só comprar um para substituir outro que acabou, mas sei que se eu for para os EUA a regra será quebrada.

PRODUTOS CREMOSOS | Quero terminar o Maybelline Dream BB Cream (resenha), que foi minha primeira 'base' lá em 2013, e a L'Oreal True Match Lumi Cushion (resenha) que, apesar de ser a mais nova, já está quase acabando. Apesar de gostar das duas, estou precisando de uma base de cobertura mais alta e menos luminosa. Corretivo é meu item preferido para testar e, como ainda não encontrei meu holy grail, quero continuar testando! Este ano espero acabar o MAC Studio Finish (resenha) e o NARS Radiant Creamy (resenha). O primeiro já tem três anos e meio e provavelmente será substituído pelo NARS Soft Matte. E o segundo é um pouco pesado e não cobre como eu gostaria.


PRODUTOS EM PÓ | Bem provável que eu não consiga acabar nenhum pó, bronzer nem iluminador, mesmo tendo "apenas" três ou quatro de cada categoria. Mas estou tentando focar para, pelo menos, atingir o pan do Rimmel Stay Matte Powder porque já o tenho desde 2013 e a tampa está quebrada. E está na hora de o meu primeiro blush, o MAC Peaches (resenha) ir para a pilha de Back to MAC. Ele ficou meio de lado conforme a minha coleção foi crescendo, mas sempre que uso acho lindo! O tom pêssego combina muito com meu tom de pele e dá aquele ar de saúde que eu adoro.

LÁPIS | Não uso lápis de olho com tanta frequência e sou tão ruim de previsão que já queria ter comprado um substituto para o meu Urban Decay 24/7 Glide On em Demolition (resenha) há mais de um ano e ele ainda está deste tamanho! Como é um lápis de madeira, só vou conseguir usar enquanto conseguir segurá-lo. Já o Soap & Glory Archery Brow Tint and Pencil em Brownie Points (resenha) é retrátil de um lado e pincel do outro (que já está meio seco), então dá para usar tudinho! Gosto dele, mas não vende no Brasil e quero testar o similar da NYX.


PERFUME | Como vocês verão no próximo post de acabados, terminei um perfume pela primeira vez na vida adulta! Agora estou empenhada em terminar o Abercrombie & Fitch Perfume 8, que comprei em 2011, durante a minha primeira visita à loja (em que eu estava muito animada e comprei achando que era o cheiro da loja, mas não era).

Não coloquei nesta lista, mas também tem algumas amostrinhas, produtos travel size, máscaras de cílios e skincare e bodycare que eu pretendo (ou já sei que vou) terminar em 2018. Não coloquei nenhum batom nem sombras porque sei que não vou finalizar nenhum.


O que vocês acharam do Project Pan? Devo fazer um post atualizando meu PP no meio do ano ou ao longo dos posts de acabados!

Você talvez goste

2 comentários

  1. Acho bem difícil terminar com os produtos também. Mas vou torcer por vc. Também estou tentando acabar algumas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Fernanda! Vamos focar que a gente consegue ;)

      Excluir

Siga no Pinterest

Curta no Facebook